ISO 45001

Tudo sobre a nova ISO 45001

No Mundo, milhares de pessoas morrem por dia devido a acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho. Estamos falando de mais de 2,3 milhões de pessoas ao ano. O volume de lesões e doenças profissionais é significativo, tanto para as organizações quanto para o governo, resultando em perdas significativas para a previdência social e prejuízos para seguradoras.

Para resolver este problema, a ISO resolveu implementar o padrão ISO 45001 sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional - Requisitos, que ajudará as organizações a reduzir este problema, fornecendo um quadro para melhorar a segurança dos colaboradores, reduzindo os riscos no local de trabalho e criando melhores condições de trabalho, mais seguros, como padrão mundial. Mais de 70 países estão envolvidos na criação deste importante documento.

O padrão está sendo desenvolvido por uma comissão de especialistas em saúde e segurança no trabalho (Comitê de Projetos ISO/PC 283, Sistemas de gestão de segurança e saúde ocupacional.), e poderá ser integrada a outros modelos tais como a ISO 14001 e ISO 9001. Esta norma também levará em consideração outras normas internacionais que tratam do mesmo assunto, como exemplo: OHSAS 18001, ILO-OSH, OIT e outras convenções.

A implementação de um sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional ajuda as organizações a reduzirem os acidentes e problemas relacionados a saúde de seus colaboradores, evitando processos caros, reduzindo valores de seguros, bem como criando uma cultura de positividade nas empresas.

A ISO 45001 é baseada nos elementos comuns encontrados em todas as normas de sistemas de gestão da ISO, garantindo um elevado nível de compatibilidade com as novas versões da ISO 9001 e ISO 14001, adotando o mesmo modelo simples do Plan-Do-Check-Act (PDCA).

A quem se destina?

A ISO 45001 é aplicável a qualquer organização, independentemente de seu porte ou natureza do trabalho, e podem ser integrados em outros programas de saúde e de segurança organizacional ou a legislação aplicável.

Quando estará disponível para uso?

A ISO 45001 já avançou para o estágio DIS, isso quer dizer que, organismos nacionais membros da ISO foram já convidados a tecerem comentários sobre esta norma durante os próximos meses.

Se o resultado for positivo, o documento modificado pode então ser distribuído aos membros da ISO como Draft Final e já poderá ser publicada no Brasil no final de 2017.

Transição

Muito embora a ISO 45001 tenha sido baseada em inúmeros aspectos da OHSAS 18001, o futuro dessa norma é a revogação. As empresas que contam com o certificado OHSAS 18001, no entanto, não precisam se preocupar já que após a edição da ISO 45001 haverá um período de transição com diretrizes específicas da nova ISO para adequarem-se às diretrizes dessa norma.